Como é constituído o
Sistema Nervoso?

O sistema nervoso coordena as ações voluntárias e involuntárias e transmite sinais entre as diferentes partes do organismo, regulando as atividades corporais. É constituído por duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).
O Neurónio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurónios comunicam-se através de Sinapses e através deles propagam-se os Impulsos Nervosos. O neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso e anatomicamente é formado por: dendrite, corpo celular e axónio. A transmissão ocorre apenas no sentido das dendrites aos axónios.
O Cérebro é responsável pela maioria das funções do organismo como a receção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo.

Saiba Mais

Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). O nome desta doença deve-se a Alois Alzheimer, médico alemão que em 1907, descreveu pela primeira vez a doença. Esta deterioração tem como consequências alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas atividades quotidianas.

Nota: Esta informação sobre a Doença de Alzheimer foi retirada do website da Associação Alzheimer Portugal (alzheimerportugal.org), parceira institucional da Maratona da Saúde.

Saiba Mais

Esclerose Múltipla (EM)

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória, desmielinizante e degenerativa que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC) com mais frequência. Tem maior incidência no género feminino, e surge mais frequentemente no jovem adulto (entre os 20 e os 40 anos), embora hoje em dia a EM se comece a manifestar em idades mais precoces e/ou mais tardias. É uma doença autoimune na qual o sistema imunitário do homem não tem capacidade de diferenciar as células do seu próprio corpo de células estranhas a ele, acabando por destruir os seus próprios tecidos.

Nota: Esta informação sobre a Esclerose Múltipla foi retirada do website da Associação Portuguesa de Esclerose Múltipla (www.anem.org.pt) e da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (www.spem.pt), parceiros institucionais da Maratona da Saúde.

Saiba Mais

Doença de Huntington

A doença de Huntington (DH) é uma doença do cérebro rara, hereditária e neurodegenerativa que afecta 5 a 8 entre cada 100.000 pessoas na Europa. Trata-se de uma doença batizada com o nome do médico George Huntington, de Long Island, Nova Iorque, Estados Unidos da América, que a descreveu pela primeira vez em 1872. Inicialmente esta doença ficou conhecida como "Coreia de Huntington", passando posteriormente a ser denominada de doença de Huntington, uma vez que "Coreia" (palavra de origem grega que significa dança) apenas descreve um dos sintomas da doença.

Nota: Esta informação sobre a Doença de Huntington foi retirada do website da Associação Portuguesa de Doentes de Huntington (http://www.huntington-portugal.com), parceira institucional da Maratona da Saúde e do portal de saúde Médicos de Portugal (http://medicosdeportugal.sapo.pt).

Saiba Mais

Doença dos Pezinhos Paramiloidose

A polineuropatia amiloidótica familiar – PAF -, vulgo paramiloidose, ou Doença dos Pezinhos foi pela primeira vez descrita pelo eminente neurologista, o Professor Corino de Andrade, na população portuguesa na área da Póvoa do Varzim. A PAF é uma doença genética que está associada à deposição nos tecidos – em particular nos nervos – de uma substância fibrilar altamente insolúvel designada por amilóide.

Nota: Esta informação sobre a Doença dos Pezinhos foi retirada do website da Associação Portuguesa da Paramiloidose (www.paramiloidose.com), parceira institucional da Maratona da Saúde.

Saiba Mais

Doença de Machado-Joseph

A doença de Machado-Joseph (DMJ) é uma doença neurológica hereditária, crónica e altamente incapacitante. A principal área do cérebro afectada é o cerebelo (responsável pela coordenação motora). A doença foi identificada pela primeira vez em 1972 em indivíduos da comunidade açoriana emigrada na Nova Inglaterra. O nome da patologia, ao contrário do que é habitual, não derivou do nome dos investigadores que a descobriram, mas sim do apelido dos patriarcas das famílias em cujos membros a doença foi descrita.

Nota: Esta informação sobre a Doença dos Pezinhos foi retirada do website da Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado-Joseph (http://www.aaadmj.com), parceira institucional da Maratona da Saúde.

Saiba Mais

Como prevenir
as doenças neuro-
degenerativas?

A investigação científica tem-nos dado também indicações sobre formas de manter o nosso cérebro saudável e prevenir ou controlar sintomas das Doenças Neurodegenerativas.

Os cientistas acreditam que estimular a mente e manter o cérebro ativo ao longo da vida pode retardar o aparecimento de Doenças Neurodegenerativas. A saúde do cérebro está, em grande parte, nas nossas mãos. Estimativas mostram que apenas 30 % do envelhecimento do cérebro está geneticamente programado. A outra parte relaciona-se com o impacto do ambiente ao longo do tempo que depende quase na totalidade de fatores que podemos controlar.

Saiba Mais

OUTRAS FORMAS DE AJUDAR

SIGA-NOS NO TWITTER

Follow
FAÇA O SEU DONATIVO