A Diabetes

Sobre a Diabetes

Há vários tipos de Diabetes com causas e tratamentos diferentes. Os mais comuns são a Diabetes Tipo 1 e 2 e a Diabetes Gestacional. A Diabetes Tipo 1 atinge na sua maioria das vezes crianças ou jovens e é muito mais rara do que a Diabetes Tipo 2; é uma doença auto-imune, de origem genética, que resulta na destruição das células do pâncreas que produzem a insulina; A Diabetes Tipo 2 é a mais comum e ocorre devido a um desequilíbrio do metabolismo da insulina o que provoca um aumento de açúcar no sangue. É uma doença silenciosa que quando se descobre pode já ter originado complicações muito graves no organismo. Tem como fatores de risco a obesidade, o sedentarismo e a predisposição genética. A Diabetes Gestacional ocorre durante a gravidez e quase metade das grávidas com este tipo de diabetes virão a desenvolver Diabetes do tipo 2 se não forem tomadas medidas de prevenção.

Saiba Mais

Factores de Risco da Diabetes

Sabia que alguns dos fatores de risco da diabetes como a hipertensão, obesidade, privação de sono e o tabagismo são possíveis de controlar? Outros não são modificáveis e incluem a história familiar e doenças do pâncreas e endócrinas. A Diabetes ainda não tem cura mas, alterando os fatores de risco modificáveis, pode ser prevenida no caso do tipo 2 e controlada nos tipos 1 e 2. A grande maioria das pessoas com diabetes tem diabetes tipo 2, uma doença que está altamente associada ao excesso de peso, provocado pelo tipo de alimentação e vida. A Ficha de Avaliação de Risco de Diabetes tipo 2 do Programa Nacional para a Diabetes tem em conta a Idade, o índice de massa corporal, a medida da cintura, a prática diária de exercício físico, a regularidade com que come vegetais e fruta, medicação para a hipertensão arterial, episódios de níveis elevados de açúcar no sangue e familiares com diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Saiba Mais

Exercício físico e diabetes

O exercício físico pode ajudar a prevenir e controlar a diabetes para além de contribuir para uma melhoria do seu bem estar em geral.

Escolha o seu plano de exercício de acordo com a sua idade, condição física, orientação médica e com o prazer que lhe dá. Não exagere nos seus objetivos para evitar a frustração. Comece por mudar os seus hábitos diários: suba mais vezes as escadas, faça caminhadas com amigos, ande mais a pé. Depois comece a aumentar gradualmente a intensidade do seu exercício. É aconselhado fazer 150 minutos de exercício por semana que deve ser repartido pelos vários dias e que, conforme disponibilidade, pode ser contínuo ou fraccionado ao longo do dia em períodos de 10 a 15 minutos.

Saiba Mais

A Descoberta da Insulina

O grande marco científico na área da Diabetes foi sem dúvida a descoberta da insulina por dois cientistas americanos, Banting e McLeod, em 1921, cujo trabalho lhes garantiu o Prémio Nobel da Medicina e permitiu salvar milhões de vidas; inicialmente a insulina administrada a diabéticos era extraída do pâncreas de bois e porcos por ser parecida com a humana mas podia provocar reações alérgicas.

Atualmente e devido aos avanços científicos a insulina administrada aos doentes é um produto biotecnológico utilizado mundialmente produzido por técnicas de recombinação de ADN.

CONTROLAR A DIABETES

www.controlaradiabetes.pt

Uma plataforma desenhada pela MSD para ajudar quem tem diabetes a viver melhor no dia-a-dia e também os familiares e cuidadores de saúde a prender mais sobre esta doença.

OUTRAS FORMAS DE AJUDAR

SIGA-NOS NO TWITTER

Follow
FAÇA O SEU DONATIVO